Notícias

Você sabe como identificar desperdícios na sua linha de produção?

O principal objetivo do Lean Manufacturing é aumentar o valor agregado de um negócio ao cliente final, otimizando a produção, reduzindo desperdícios e focando as atividades na construção do que o cliente deseja. Para isso, é preciso primeiramente diferenciar as atividades que agregam valor das atividades que geram desperdícios.

Uma maneira simples de fazer isso é considerar como “atividade que agrega valor” toda a atividade que “transforma” a matéria prima ou informação naquilo que o cliente deseja. A “atividade que gera desperdícios” seria toda aquela que consome recursos de produção, mas não transforma o produto e não agrega valor ao cliente.

Desta forma, podemos identificar como desperdícios os estoques de peças acumuladas, os transportes (deslocamento de peças), a movimentação excessiva dos operadores, os processamentos extras, os reparos, as esperas e o principal, que gera todos os anteriores, a superprodução.

A LS Modulares fornece diversas soluções para reduzir o nível de desperdícios em sua empresa

Identificar esses pontos são essenciais para evitar o desperdício, independente de qual o seu ramos de negócio, seja uma indústria automotiva ou uma de fabricação de painel de Led.

Otimize os estoques para o mínimo necessário para o bom funcionamento do seu processo produtivo. Entre em contato!